lunes, 28 de diciembre de 2009

Cada ponto de vista é um ponto.

Ninguém nessa vida é unanimidade. Como dizem por aí, numa visão mais religiosa-cristã, “nem Jesus é” imagina se eu iria querer essa proeza.

Somos movidos pelas afinidades... Bem que na física tentaram explicar a atração de coisas opostas... Mas como a física não explica tudo e como estamos abertos a não acreditar e discordar das explicações da ciência, eu discordo então.

Discordo, então, a partir de um ponto de vista: Socialista.

Discordo que tenha que ser benevolente com alguém que faz escolhas pelo sofrimento alheio da/o outra/o que conscientemente explora alguém no sentido de sua sobrevivência.

Discordo que tenha que insistir em estimular mudanças naqueles que já fizeram escolha, dita definitiva, pelo sistema capitalista, que tem no seu cerne a desumanização e a exploração do ser humano por si mesmo.

Discordo que tenha que me submeter a gostar de comportamentos que afirmam esse sistema. Até posso suportá-los... Afinal depois de anos submetidos aos fetiches dele é difícil de nos libertarmos desses comportamentos.

Todavia é bom deixar claro que não discordo de maneira dogmática (imutável), discordo de forma ortodoxa (fiel) e dialogável, ou seja, discordo a partir de um ponto de vista dialógico, dialético e materialista- histórico; socialista, com opção de classe definida- a classe trabalhadora.

Não sou definitivamente dona de verdades absolutas, só defendo as minhas verdades com afinco! E como sou humana, suscetível a erros e acertos, tenho clareza de que as minhas verdades podem estar equivocadas. Estou aberta a reconhecer meus equívocos... É assim que venho caminhando: tentando acertar...


Ângela Pereira.

28 de dezembro de 2009.

João Pessoa-PB.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario