jueves, 29 de abril de 2010

Discurso fácil, prática contestável e historinha para boi dormir.

Ângela Pereira.*


“De boas intenções o inferno está cheio”. O ditado popular é tão real quanto à necessidade de se olhar para o cotidiano com olhos mais críticos.

Vivemos tempos seguros, democráticos, em que a liberdade de expressão é uma das nossas melhores ferramentas e o grito do povo é ouvido, certo?

Errado. Democracia (burguesa) que existe apenas no discurso é “conversa pra boi dormir”. Essa conversa é historinha para criança dormir, ou é pesadelo guardado para o presente-futuro delas.

Em tempos de governos ditos democráticos populares, cujos discursos parecem progressistas, cada vez mais se percebe a incongruência entre a prática e o discurso bonito destes. O tempo passa, mas a forma de fazer política, restrita à tática parlamentar e aos espaços institucionalizados, revestida de coerção, de cooptação, de fragilização e criminalização dos movimentos sociais; práticas de coronelismo e tantos outros desvios passam aos nossos olhos, deixando os mais atinados politicamente, indignados com tamanha falsidade e incoerência.

“Ruim é quando isso vem de pessoas que já foram militantes” já dizia a colega.

Há militantes e MILITANTES, colega. Militância não se mede apenas pela história, militância se avalia e critica pela coerência entre o que se pensa, o que se diz e o que se faz. E ressalva-se, nem todo militante é revolucionário, embora alguns se apropriem desse adjetivo.

Vivemos em tempos em que a verborragia de militantes históricos, hoje em espaços do Estado burguês, já não engana nem a eles mesmos, uma vez que a história de um passado não tão remoto, de lutas mais aguerridas, está registrada na memória. Causos desse tipo não se esquecem tão facilmente, a menos que o fetiche do dinheiro e do micro-poder já tenha feito estrago maior e de forma bem mais avassaladora que o habitual. O que não é impossível.

Mas fácil, creio eu, seria deixar as máscaras caírem em frente aos holofotes. Fingir é cansativo demais.


O povo, que gosta de ditados populares, também sabe contar histórias de verdade:


Um dia os bois acordarão bem alimentados, bem fortes e acompanhados pelo restante da boiada. Difícil será segurá-los, a não ser pela morte!


* Antes de tudo militante popular e da classe trabalhadora.

www.descasulando.blogspot.com

No hay comentarios.:

Publicar un comentario