martes, 9 de septiembre de 2014

Sobre o Futuro e o presente.

Novamente conto com a voz de Antônio Abujamra e suas provocações para reproduzir uma boa reflexão sobre o futuro e o presente em crítica ao hedonismo e a falta de profundidade das nossas experiências nos dias atuais.

O futuro se tornou...

O futuro se tornou a região do horror, e o presente se converteu num deserto. As sociedades liberais giram, giram, mas não avançam, só se repetem. Se mudam, mas não se transfiguram. O hedonismo do Ocidente é a outra face do seu desespero;  O lugar vazio deixado pelo cristianismo nas almas modernas não foi ocupado pela filosofia, mas pelas superstições  grosseiras. Nosso erotismo é uma técnica, não uma arte ou uma paixão. (Octávio Paz)

Octavio Paz Lozano (1914-1988) foi um poeta, tradutor, ensaísta e diplomata mexicano. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1990. Publicou mais de vinte livros e diversos ensaios em literatura, arte e política. O Labirinto da Solidão, publicado pela primeira vez em 1950, trata-se de uma importante tentativa de situar o homem latino-americano no contexto histórico mundial, considerando seu universo mental e a realidade local daquele povo.

2 comentarios:

  1. ÂNGELA,


    Estou seguindo seu blog.

    Cheguei até aqui através de amigos comuns.

    Foi muito bom ter encontrado seu blog ao qual voltarei sempre!

    Também, estou lhe convidando para conhecer alguns dos meus blogues cujas temáticas são humor, narrativas de vida e amor.

    Amor que transcende,enaltece, valoriza e encanta a vida de cada um de nós.

    E humor...Bem ninguém é de ferro.

    Confira: e ficaria honrado com sua presença e quem sabe seguir-me:

    FALANDO SÉRIO.
    http://ptamburro.blogspot.com.br/

    FRAGMENTOS DO ACASO
    http://paulotamburrosexo.blogspot.com.br


    HUMOR EM TEXTOS
    http://paulotamburro.blogspot.com.br/


    Se quiser conhecer todos os meus blogs, basta clicar, no meu nome, neste comentário, lá em cima ao lado da chave que espero lhe abra todas as portas.

    Um abração carioca

    ResponderBorrar
    Respuestas
    1. Paulo, seja bem vindo. Que bom que encontrou o meu blog e que ele lhe interessou. Trata-se de um espaço de reflexões sobre inquietações e trocas sobre aprendizados sobre a vida. Olharei os seus blogs, com calma. Abraço.

      Borrar