viernes, 7 de noviembre de 2014

" VISTA, VOCÊ,UMA BURCA E APRISIONE-SE!"

Para você que acha que o machismo é história contada por "mulheres mal-amadas" segue mais elementos para informar que não. O machismo existe e nos atinge cotidianamente:
Sorrir e cumprimentar as pessoas com simpatia é essencial, mas estou cansada de sorrir para homens e ser assediada como se um sorriso fosse abertura para um flerte ou, mais além, para um convite sexual.
Costumo cumprimentar cobradores e motoristas de ônibus sempre ao entrar no ônibus.Para mim é questão de educação.
Ontem, como costumeiramente faço, entrei num ônibus e cumprimentei o cobrador. Mas eis que um simples sorriso já parece um convite. O interesse não aparece em palavras, mas em olhares que parecem querer lhe despir.
Essa sensação de invasão do nosso corpo com olhares inconvenientes realmente é desconcertante e desrespeitosa para a nossa condição de mulher.
Para piorar, enquanto o ônibus estava parado em um dos sinais na calçada passa uma mulher com roupas muçulmanas e o cobrador solta a frase infeliz: "Todas as mulheres deveriam se vestir assim. Ficam usando roupas curtinhas e se mostrando".
Na hora aguentei-me para não aumentar o tom de voz e no meio do ônibus começar a discutir com aquele machista infeliz.
Na luta feminista aprendi onde gastar energia e onde não gastar. Respirei fundo, levantei-me e saltei do ônibus.
Engoli a minha vontade de em alto e bom tom dizer " VISTA, VOCÊ, UMA BURCA E APRISIONE-SE!"
Pensei que naquele momento seria melhor gastar minha energia para contribuir com a luta feminista junto a outras mulheres e dialogar com homens que não violam a minha condição de mulher.
Um homem machista,cheio de preconceitos, invasivo com o meu corpo sinceramente não merece o meu bom dia, muito menos o meu sorriso.
"Minha nova poesia (repete)
é antiga poesia,
(...)
A baixa alto-estima da dona Maria,
da sua prima, da sua filha e sua vizinha.
Isso me intriga, isso me instiga
e se você não entendeu o que significa feminista.
Esquento a barriga no fogão, esfrio na bacia,
cuido do filho do patrão,minha filha ta sozinha
a mão ta no trampo a mente ta na filha
um monte de gaiato em volta ainda pequenina.
Porque depois dos 40 é de casa pra igreja,
é tudo é por ninharia, pretendente Jesus o Messias
tive que trabalhar não pude parar
guerreira estradeira capoeira na ginga.
Disseram pra neta que a vó era analfabeta
"o mundão ta doido Acaba" mas ela não,
minha vó formou na vida e nunca soube o que é reprovação
Eis a questão!!!!
Se não me espelhou não me espelhou
não chamo de educação
manhã eu acendi(???) o nariz da esfinge
de racha to cercado OIA Yemanja vive
aqui não tem trama ou gente inocente
aqui tem mulher firme arrebentando as suas correntes
a vida toda alguma coisa tentou me matar e eu me refiz
Dandara Acotirene
Salve! negras dos sertões negras da Bahia
Salve! Clementina, Leci, Jovelina
Salve! Nortistas caribenhas clandestinas
Salve! Negras da América latina (2X)
Salve! Eu sei não é facil chegar
Salve! a gente sabe levantar
Salve! Aonde eu for é o seu lugar
Salve! Permanecemos vivas (2X)"

Ellen Oléria.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario