lunes, 17 de noviembre de 2014

A violência tem cor, sexo e classe.

PELO FIM À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES! 
ESTUPRADORES NÃO PASSARÃO!
A violência tem cor, sexo e classe.

Poucos dias antes da data de luta pelo enfrentamento à violência contra as mulheres (25 de novembro) recebi uma notícia dolorosa.
É tão doloroso comprovar que estamos expostas as mais cruéis violências , sendo o estupro a pior delas num simples intervalo de almoço do trabalho e na ida pra casa.
Dói no meu corpo saber que uma familiar (jovem na faixa dos 28 anos, negra e pobre) e sua colega de trabalho foram estupradas. Mais duas mulheres integram os altos índices de estupros que atingem as mulheres atualmente nesse país.
Correm no rosto lágrimas que nem perto chegam daquelas que uma querida familiar trabalhadora no interior de Pernambuco deve ter deixado rolar de seus olhos enquanto ela e outra amiga ( mulher branca, que também foi estuprada, mas que não foi penetrada) empurravam uma moto no caminho de retorno ao local de trabalho para assim serem socorridas.
Entre canaviais, dois homens anunciam um assalto como pretexto para estuprar as trabalhadoras que saiam do trabalho para almoçar.Levaram os celulares delas, mas os jogam no caminho para que as mesmas vejam em seguida.
Assistidas por um equipe de delegacia comum da região ( despreparada porque não encaminhou o documento necessário para IML) foram encaminhadas a capital para a assistência dada aos casos de estupro.
Os impactos na psicologia dela com certeza a marcarão para vida toda, a fora as reações a todo tratamento com retrovirais protocolares em situações como essa.
A única e limitada ação para com ela foi incentivá-la a não temer por ser mulher e não se aprisionar, utilizando esse caso como uma alavanca de força.
De minha parte, meu choro se transforma em mais força. Força para seguir estimulando mulheres a lutarem para poderem andar pelas ruas, sem correrem o risco de serem estupradas e muito mais que isso serem gente, não tendo suas vidas atingidas pelas formas mais vis de expressão do patriarcado capitalista.
Por ela, por mim e por mais tantas outras mulheres sigamos em Marcha até que todas sejamos livres!

ESTUPRADORES NÃO PASSARÃO!

No hay comentarios.:

Publicar un comentario