sábado, 9 de febrero de 2013

"A Fonte das Mulheres". O filme.


Para interessadas/os que não assistiram segue uma boa sugestão de filme:  "A fonte das Mulheres."

Um filme que mostra a realidade das mulheres no oriente*, cercada de violência e de opressão, que precisam explorar formas diversas de resistência e de sublevação para serem consideradas seres humanos e respeitadas como tal.

Segue a sinopse:

Em um pequeno vilarejo, situado entre o Norte da África e o Oriente Médio, as tradições islâmicas são seguidas a risca. Entre elas, a existência da mulher como procriadora é regra básica, mas existe uma que faz com que elas sejam as responsáveis por buscar água em um local distante e de difícil acesso, restando para os homens a tarefa de matar o tempo bebendo e falando da vida. Certo dia, Leila (Leila Bekthi), uma das mais jovens e alfabetizadas do grupo, resolve que a melhor maneira de mudar esse cenário, fazendo com que os homens assumam esta tarefa, é cortar o que eles mais gostam: o sexo. A polêmica decisão do grupo acaba interferindo nas relações entre os habitantes e provocando provocar uma verdadeira revolução cultural no povoado e mudando para sempre as suas vidas. ( Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-178832/)


 *Com os comentários do companheiro Félix Jácome :

"No oriente não: no mundo muçulmano! Senão nós caimos naquela dicotomia ocidente x oriente e nos damos mal!
Outro detalhe é que a história do filme é "baseada" numa peça de teatro de Aristófanes, teatrólogo da Grécia Antiga (essencialmente a idéia das mulheres se reunirem pra fazer uma greve de sexo contra os homens). A peça chama-se Lisístrata."


Link: ( filme completo dublado)

http://www.youtube.com/watch?v=JOXfXbAq-Ls





No hay comentarios.:

Publicar un comentario