miércoles, 28 de diciembre de 2011

Mudança.

Troca o lado do disco na vitrola...
Ouvi o flash back.
Agora quero happy hour.


Ângela Pereira.



domingo, 25 de diciembre de 2011

Resultado da 14ª Conferência Nacional de Saúde


Sistematização realizada pela Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde para fornecer subsídios à luta em defesa do SUS 100% Público e Estatal      


Estes documentos foram elaborados por militantes da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, com o objetivo de antecipar aos interessados o acesso ao produto legítimo das discussões que aconteceram na Conferência, orientando ações nos estados no tocante à defesa do SUS 100% Estatal e público com qualidade, bem como divulgar amplamente o resultado político da 14ª Conferência Nacional de Saúde. 

Considerando que ainda não foi divulgado o Relatório Final oficial da Conferência, e que está circulando uma “Carta de Brasília” que consideramos ilegítima como produto final desse relevante evento, apresentamos estes documentos como forma de informar aos militantes do SUS quais foram, na nossa opinião, as principais deliberações da 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Resultado da 14ª Conferência Nacional de Saúde - versão resumida clique aqui
Resultado da 14ª Conferência Nacional de Saúde - versão completa clique aqui
Constam na “versão completa” todas as propostas submetidas à 14ª Conferência Nacional de Saúde – primeiro as aprovadas, e no final apresentamos as que foram suprimidas. Constam na "versão resumida" apenas as propostas ponderadas como prioritárias pela Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, considerando análise feita por seus militantes reunidos durante a própria Conferência. Enumeramos primeiro as propostas aprovadas, e no final, as que foram suprimidas.

O conteúdo deste documento tem como base o “Relatório Consolidado para a 14ª Conferência Nacional de Saúde” (distribuído aos delegados no credenciamento), o documento “Situação das Diretrizes e Propostas Após os Grupos de Trabalho” (distribuído aos delegados na Plenária Final) e o registro em vídeo da Plenária Final (disponível em http://www.canal.fiocruz.br/programa/index.php?p=14-cns). 

Vale ressaltar que este não é o relatório final oficial da Conferência, não havendo interesse em disputar com os resultados oficiais da mesma, e que, portanto, podem existir eventuais divergências entre a redação aqui apresentada e aquela que será divulgada no Relatório Final.

A 14ª Conferência Nacional de Saúde representou um marco na defesa do SUS 100% estatal, público e com qualidade após vinte e um anos de criação do SUS. 

O resultado político da conferência se torna principalmente importante por representar o desejo de manutenção e aperfeiçoamento dos direitos conquistados historicamente como políticas sociais de saúde e seguridade social, num cenário em que o capital avança desconstruindo esses direitos. 

Nesse sentido, cabe aos defensores do SUS a tarefa de divulgar essas deliberações de modo a fazer com que o maior número de pessoas tenha conhecimento e possa se integrar na luta contra toda e qualquer forma de privatização dos direitos sociais. 

Vamos seguir em Frente organizadas/os e lutando em defesa do SUS 100% Estatal, Público e com qualidade!

martes, 20 de diciembre de 2011

Navegar é preciso!

" Navegar é preciso,
 viver não é preciso"
Fernando Pessoa


É só encarar de frente.
Pôr o leme nas mãos.
E navegar.


Ângela Pereira.

lunes, 12 de diciembre de 2011

14 ª Conferência Nacional de Saúde rejeita a privatização da Saúde.


Ângela Pereira *


Após vinte e um anos de construção do Sistema Único de Saúde, a 14ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema “Todos usam o SUS. SUS na Seguridade Social, Política pública, Patrimônio do povo brasileiro”, marca a defesa do direito à saúde, afirmando o caráter público e estatal do Sistema Único de Saúde e negando qualquer forma de privatização.

No período de 30 de novembro a 04 de dezembro estiveram reunidas em Brasília mais de 3000 pessoas, entre delegadas(os) e convidadas(os) para discutirem e aprovarem propostas vindas de etapas municipais e estaduais de conferencias de saúde em todo o Brasil.

Numa conjuntura em que se realizam ações privatizantes do SUS em vários estados do país, através de parcerias público-privadas, da implantação de Fundações Estatais de Direito Privado, de Organizações Sociais e recentemente pela aprovação pelo Congresso Nacional da criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, movimentos organizados, trabalhadores e usuários atuaram fortemente nos grupos de discussão e de trabalho e na Plenária Final aprovando propostas que rejeitaram qualquer forma de privatização da gestão e de serviços do SUS.

A participação incisiva de defensores do SUS, com destaque para a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde e  para os fóruns que a compõem, deu o tom à conferencia, agitando e propagandeando  bandeiras do povo brasileiro.

Além da defesa do caráter público e estatal do SUS, a reivindicação por um financiamento adequado com destinação de 10% da Receita Bruta corrente da União para a Saúde esteve entre os principais temas da Conferencia.

De acordo com Bernadete Esperança, enfermeira, integrante da Marcha Mundial das Mulheres e participante como convidada no segmento de usuários, “a conferência tem a importância de explicitar algumas contradições que se tem tido no Sistema Único de Saúde e apontar quais os desafios, como temos que enfrentar as contradições, uma delas é essa questão da inserção do privado no SUS principalmente nessa relação entre o público e o privado”. Para a mesma os principais temas da conferência foram o financiamento e a gestão do SUS e a relação entre o público e o privado, tanto no âmbito da gestão do serviço e do trabalho, como no âmbito do próprio financiamento.

Já Vanderli Lopes, presidente de conselho de saúde na região das Missões no Rio Grande do Sul e delegado pelo segmento dos usuários, acredita que a conferência é a oportunidade de contribuir com a organização da saúde no país, considerando a necessidade de melhorar o atendimento à população para além da atenção à doença.

As conferências são instâncias que realizam periodicamente debates sobre a realidade do SUS e definem propostas norteadoras para a efetivação das políticas pelos governos. Juntamente com os conselhos de saúde, compõem o que se denomina como controle social na saúde. A participação popular é um dos princípios do Sistema Único de Saúde, conquistado nos tempos de redemocratização do país e com as contradições que esse processo encerrou em tempos de governo neoliberal.
As conferências têm cumprido o papel de demarcar posição em defesa do caráter público e estatal do SUS, bem como avaliar e propor políticas para melhorar a atenção à saúde da população em toda sua diversidade de gênero, etnia, de orientação sexual, dando visibilidade às pautas dos movimentos sociais e dos trabalhadores.

Para além delas, existe um cenário político de disputas dentro de governos que influenciados por forças privatistas cedem ao interesse do capital e mantêm-se alheios às posições contrárias à privatização da saúde nos espaços de controle social e seguem desconstruindo direitos conquistados historicamente.

Nesse sentido, fortalecer movimentos sociais e organizações sindicais para atuarem, de forma unitária como força social organizada em diversas frentes, enfrentando o desafio de construir um projeto popular para o Brasil com horizonte socialista segue sendo atual.


*Militante da Consulta Popular e integrante do Fórum Paraibano em Defesa do SUS e contra as Privatizações e da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde.

domingo, 11 de diciembre de 2011

14ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE: VITÓRIA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO SUS!


 Nota política da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde 


Nosso Sistema Único de Saúde (SUS) chegou à 14ª Conferência Nacional de Saúde em um momento crítico. Após vinte e um anos de construção difícil e avanços limitados, o SUS tem sofrido um processo de desconstrução de seu caráter público e estatal, que ameaça por fim às possibilidades de alcançarmos o sonho do direito universal à saúde no Brasil. As propostas de “novos modelos de gestão” são hoje, sem dúvida, uma das maiores expressões desse processo de desconstrução e de privatização do direito à saúde.
Foi nesse contexto que as delegadas e os delegados da 14ª Conferência Nacional de Saúde, no período de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011, rejeitaram, em maioria arrebatadora, todas as formas de privatização da saúde (Organizações Sociais, Fundações Estatais de Direito Privado, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIPs, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH e Parcerias Público-Privadas). Entendemos que essa vitória é de todos (as) que defendem o SUS 100% público, estatal e sob administração direta do Estado em cada local desse país. 
A Conferência afirmou o desejo da maioria da população brasileira pela garantia de acesso universal, equânime e integral aos serviços de saúde geridos com qualidade pelo Estado. Afirmou ainda, a defesa do aumento do financiamento para o SUS, exigindo a imediata regulamentação da Emenda Constitucional 29 e a destinação de 10% da Receita Corrente Bruta para a saúde e, principalmente, que estes recursos públicos sejam aplicados para ampliação da rede pública de serviços em todos os níveis de atenção à saúde (Atenção Básica, Média e Alta Complexidade) - com instalações, equipamentos, medicamentos e assistência farmacêutica restritamente públicos -; a realização
de concursos públicos, a definição de pisos salariais e de Planos de Cargos e Carreira para todos(as) os(as) trabalhadores(as) e melhores condições de trabalho, efetivação de serviços de saúde mental na lógica da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, rejeitando a internação compulsória e as comunidades terapêuticas, dentre várias outras propostas que visam fortalecer o SUS e efetivar o direito à saúde. 
A 14ª Conferencia Nacional de Saúde será lembrada na história como o espaço que rejeitou a tentativa de contrarreforma do capital no sentido de privatizar a saúde e demonstrou que a sociedade brasileira está atenta e forte na defesa de seus direitos. Apesar dessa legítima vitória do povo brasileiro, construída desde as Conferências Municipais e Estaduais de Saúde, e concretizadas na etapa nacional após muito debate, não podemos deixar de denunciar o desrespeito ao Controle Social por parte do Governo Federal ao final da plenária. O Governo Federal, defensor das mais diversas propostas privatizantes, visando esconder a sua derrota política nas propostas votadas pelo conjunto de delegados de todo Brasil, apresentou uma “carta síntese” que não traduz o teor político das conferências e lutas travadas no dia a dia pelos militantes, usuários e trabalhadores da saúde, trazendo apenas um resumo com a intencionalidade de mostrar um “falso consenso” excluindo os importantes pontos em que o governo foi derrotado, como a defesa de um SUS 100% público e estatal e a rejeição a todas as formas de gestão privatizantes, citadas acima. A carta, mesmo não estando prevista no Regimento e nem no Regulamento, e não sendo publicizada anteriormente em nenhum espaço oficial da Conferência, foi colocada em votação. Sem debate do seu teor e sem permissão de intervenção sobre o seu conteúdo, a carta foi aprovada pela Plenária, em uma votação conduzida pelo próprio ministro. Não nos calaremos diante desse golpe e nossa resposta se dará na continuidade de nossas lutas!
Afirmamos que o produto da Conferência está expresso no relatório final, sendo este o documento oficial da mesma, e que deve ser imediatamente divulgado para toda a sociedade! Nele está expresso o desejo do povo brasileiro que norteará as nossas lutas em defesa do SUS. A Frente Nacional contra a Privatização da Saúde - composta por Fóruns Estaduais e Municipais, diversas entidades, movimentos sociais, centrais sindicais, sindicatos, partidos políticos e projetos universitários -, esteve na 14ª Conferência, de forma organizada e militante, defendendo o caráter público da saúde e a efetivação do SUS articulado a um projeto de sociedade em que todos tenham igualmente condições de vida digna, no contexto mais amplo das lutas para supressão das desigualdades sociais, com prospecção socialista. Entendemos que as lutas na saúde devem estar articuladas às lutas por uma sociedade justa, plena de vida, sem discriminação de gênero, etnia, raça, orientação sexual, sem divisão de classes sociais! Tivemos uma grande vitória. Durante toda Conferência, houve uma dura disputa política entre os defensores do SUS e os privatistas. A Frente Nacional contra a Privatização da Saúde obteve uma grande vitória com a defesa intransigente do SUS público e repúdio a privatização. Mas, é preciso continuarmos atentos e organizados. A nossa luta continua em cada estado e município desse país, fortalecendo os fóruns em defesa do SUS e contra as privatizações, exigindo a efetivação das definições desta Conferência, buscando fortalecer o controle social e as lutas nas ruas! 
A 14ª Conferência Nacional de Saúde entra para a história reafirmando o mais importante princípio da 8ª Conferência Nacional de Saúde: nossa saúde não é mercadoria! 

“O SUS É NOSSO NINGUÉM TIRA DA GENTE DIREITO GARANTIDO NÃO SE TROCA E NÃO SE VENDE!”


FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE 
FÓRUNS PARTICIPANTES DA FRENTE: 
FÓRUM DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
FÓRUM EM DEFESA DO SUS E CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DE ALAGOAS
FÓRUM PARAIBANO EM DEFESA DO SUS E CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES
FÓRUM POPULAR DE SAÚDE DE SÃO PAULO
FRENTE PERNAMBUCANA EM DEFESA DO SUS 
FÓRUM ESTADUAL EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E CONTRA AS TERCEIRIZAÇÕES- DO RIO GRANDE DO NORTE
FÓRUM POPULAR EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA DE LONDRINA E REGIÃO
FÓRUM POPULAR DE SAÚDE DO PARANÁ 
FRENTE CEARENSE EM DEFESA DO SUS E CONTRA A SUA PRIVATIZAÇÃO
FÓRUM DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL
 FÓRUM EM DEFESA DO SUS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE DE MINAS GERAIS FÓRUM EM DEFESA DO SUS DO DISTRITO FEDERAL
FÓRUM DE SAÚDE DO MARANHÃO
FÓRUM DE SAÚDE DE GOIÁS