jueves, 24 de mayo de 2012

NOTA DA MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES- PARAÍBA



João Pessoa, 15 de maio de 2012.

A Marcha Mundial das Mulheres surgiu no Brasil no ano 2000 como uma grande mobilização que reuniu mulheres do mundo todo em uma campanha contra a pobreza e a violência. Defendemos a visão de que as mulheres são sujeitos ativos na luta pela transformação de suas vidas e que ela está vinculada à necessidade de superar o sistema capitalista patriarcal, racista, homofóbico e destruidor do meio ambiente. Somos, portanto, uma articulação feminista popular de âmbito local, nacional e internacional que surge a partir das condições de pobreza e violência vivenciadas pelas mulheres no mundo.
Entre as pautas da MMM estão a defesa dos bens comuns e serviços públicos, a luta pelo fim da violência contra a mulher, a reivindicação pela paz e desmilitarização, a luta pela autonomia econômica das mulheres no que se refere à capacidade de as mesmas serem provedoras de seu próprio sustento, assim como das pessoas que delas dependem, e decidir qual é a melhor forma de fazê-lo, bem como a organização das mulheres urbanas e rurais a partir da base e das alianças com movimentos sociais.
Nosso papel enquanto movimento social feminista é a luta em defesa das mulheres da classe trabalhadora, do campo e da cidade. A MMM irá continuar realizando lutas reivindicatórias com impacto real no que se refere aos direitos políticos e civis, às políticas sociais públicas e às condições de trabalho da classe trabalhadora. O objetivo de nossa luta é contribuir com a emancipação política e humana das mulheres, sendo, portanto, uma luta contra dois sistemas de dominação e exploração: o capitalismo e o patriarcado.
Consideramos que as análises de conjuntura permitem a leitura da realidade. Nesse sentido, nos valeremos, sempre que necessário, desse método essencial para auto-organização, formação e fortalecimento dos movimentos sociais na sua luta cotidiana nos diversos espaços de formação e debates na sociedade. Afirmamos a nossa autonomia política, liberdade de expressão e disponibilidade em dialogar com diversos setores da sociedade no sentido de alcançarmos os nossos intentos.
Estamos à disposição para o debate político, acerca das reivindicações da plataforma feminista no campo das políticas sociais, frente às reais condições de dominação e exploração sofridas pelas mulheres.

 Marcha Mundial das Mulheres – Paraíba

Contatos (articulação política):
e-mail: marchamulheres.jp@gmail.com

MUDAR A VIDA DAS MULHERES PARA MUDAR O MUNDO. MUDAR O MUNDO PARA MUDAR A VIDA DAS MULHERES!


No hay comentarios.:

Publicar un comentario